Doutores d'Alma é uma organização não governamental, constituída juridicamente sob a forma de uma Associação, sem fins lucrativos, com sede no bairro de São Cristóvão, bairro com diversas carências do município de Salvador, onde exerce a maior parte de suas ações.
Sem vínculo com nenhuma religião, embora suas ações sejam permeadas de religiosidade, a ideia de sua ceiação partiu dos três fundadores, Paulo Guimarães, Paula Moura e Fabiana Reis, quando visitaram um familiar da terceira fundadora que estava internado no Hospital Roberto Santos.
O choque de realidade despertou neles a necessidade de fazer algo para amenizar a dor dos pacientes e acompanhantes de hospitais públicos, mas logo se estendeu para atender os que estavam excluídos até mesmo dos sistemas de saúde pública. O engajamento pessoal deles, quando levado às redes sociais, começou a atrair outros voluntário e apoiadores, e, aos poucos, novas ações foram se somando ao Projeto, e novos braços se juntaram à luta.
Missão
Desenvolver projetos que promovam o crescimento social e a qualidade de vida através de ações culturais, educativas e de saúde, assim como prestar assistência aos acompanhantes de pacientes em hospitais públicos.
Visão
Ser reconhecida como uma organização de credibilidade que gera transformação social através do desenvolvimento intelectual, social e cultural do indivíduo.
Valores
Amor, Respeito ao ser humano, Ética, Integridade, Dignidade, Solidariedade, Transparência e Comprometimento.
Objetivo Geral
Transformar pessoas através de ações voltadas para as áreas de educação, saúde, desporto e artística/cultural.
Sem apoio de nenhuma esferal estatal, a Doutores d'Alma se firmou na comunidade de São Cristóvão, ofertando apoio humano e profissional, sem vinculação a partido político ou facção ideológica, sendo marcada pela livre adesão de voluntários que desejam crescer pelo trabalho de dedicação ao outro.
A pandemia da COVID-19 exigiu uma reestruturação de seus serviços, como todos os demais setores, mas não esmoreceu o ânimo da Equipe de trabalho, nem mesmo a necessidade de devolução do imóvel que servia de sede. Ao contrário, as necessidades demonstraram a importância do serviço realizado, e, graças ao apoio da SINART, a Doutores d'Alma comecará um novo ciclo em sua história.
O amor e respeito ao outro como motivação, o exemplo e valorização do ser como metodologia, e a transformação de vidas como objetivo maior, são as marcas indeléveis da Doutores d’Alma, mas nada disso pode ser feito sozinho.
Juntos, Somos Tudo!