Em dezembro de 2013, um grupo de amigos, sensibilizados pelas condições precárias às quais são submetidos os acompanhantes dos pacientes de hospitais públicos, se uniu em uma ação de distribuição de sopa, mingau, kits higiênicos e muito carinho na porta dos hospitais da cidade para levar conforto àquelas pessoas. A emoção daquele gesto e a reação das pessoas mexeram com todo o grupo, o que deu origem ao nome da instituição, Doutores d'Alma.

 

A ideia foi crescendo rapidamente, à medida que as ações eram publicadas nas redes sociais, e em menos de dois anos, o grupo já havia beneficiado 12.500 pessoas nos hospitais, mas isso não era o suficiente.

 

Sem abandonar a ação que originou a Doutores d’Alma, ficou claro que essa ação seria mero paliativo para os atendidos, pois a mudança de realidade, a transformação da vida deve ser semeada na fase de formação da pessoa, sua infância e adolescência.

 

Assim, a Doutores d’Alma expandiu sua linha de atuação, passando a contemplar, também, as crianças e adolescentes, com ações de apoio pedagógico e de formação musical, e a comunidade, através de atendimentos de saúde, nas áreas de fisioterapia, psicologia e nutrição.

 

Hoje, a sede dos Doutores d'Alma é um lugar de esperança, união, respeito, cuidado, inclusão, amizade, transformação e promoção da cidadania, onde todo e qualquer atendimento é pautado no maior de todos os mandamentos, o amor ao próximo, e o trabalho voluntário é aberto a todos que preguem e pratiquem os ideais propostos, com compromisso e responsabilidade.

?